222- Capítulo XXVIII - Itens 28 e 29 - Ação de Graças por um Favor Obtido
- paulinhocomunhao
- 8 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Ação de graças por um favor obtido
28. Prefácio. Não se devem considerar como acontecimentos felizes apenas o que seja de grande importância. Muitas vezes, coisas aparentemente insignificantes são as que mais influem em nosso destino. O homem esquece facilmente o bem, para, de preferência, lembrar-se do que o aflige. Se registrássemos diariamente os benefícios de que somos objeto, sem os havermos pedido, quase sempre ficaríamos espantados de termos recebido tantos e tantos que se apagaram da nossa memória, e nos sentiríamos humilhados com a nossa ingratidão.
Todas as noites, ao elevarmos a Deus a nossa alma, devemos recordar em nosso íntimo os favores que Ele nos fez durante o dia e agradecer-lhe por isso. Sobretudo no momento mesmo em que experimentamos o efeito da sua bondade e da sua proteção, é que devemos, por um impulso espontâneo, testemunhar-lhe a nossa gratidão. Basta, para isso, que lhe dirijamos um pensamento, atribuindo-lhe o benefício, sem que haja necessidade de interrompermos o nosso trabalho.
Os benefícios de Deus não consistem unicamente em coisas materiais. Devemos também lhe agradecer as boas ideias, as inspirações felizes que nos são sugeridas. Ao passo que o egoísta atribui tudo isso aos seus méritos pessoais e o incrédulo ao acaso, aquele que tem fé rende graças a Deus e aos Espíritos bons. Não há necessidade de longas frases para isso. Obrigado, meu Deus, pelo bom pensamento que me foi inspirado, diz mais do que muitas palavras. O impulso espontâneo, que nos faz atribuir a Deus o que nos acontece de bom, dá testemunho de um ato de reconhecimento e de humildade, que nos atrai a simpatia dos Espíritos bons. (Cap. XXVII, itens 7 e 8.)
29. Prece. Deus infinitamente bom, bendito seja o teu nome pelos benefícios que me tens concedido. Eu seria indigno deles, se os atribuísse ao acaso dos acontecimentos ou a meu próprio mérito.
Espíritos bons, que fostes os executores das vontades de Deus, agradeço-vos e especialmente a ti, meu anjo da guarda. Afastai de mim a ideia de orgulhar-me do que recebi e de não o aproveitar somente para o bem.
Agradeço-vos, em particular...
Comments